quinta-feira, 25 de abril de 2013

25 de abril - para saberes um pouco mais de história 


Naturalmente que já ouviste falar no 25 de abril de 1974, mas provavelmente não conheces as coisas como os teus pais ou os teus avós que viveram nesta época. 
Sabias que o golpe de estado do 25 de Abril de 1974 ficou conhecido para sempre como a "Revolução dos Cravos"? 

Diz-se que foi uma revolução porque a política do nosso País se alterou completamente. 

Mas como não houve a violência habitual das revoluções (manchada de sangue inocente), o povo ofereceu flores (cravos) aos militares que os puseram nos canos das armas. 

Em vez de balas, que matam, havia flores por todo o lado, significando o renascer da vida e a mudança! 

O povo português fez este golpe de estado porque não estava contente com o governo de Marcelo Caetano, que seguiu a política de Salazar (o Estado Novo), que era uma ditadura. Esta forma de governo sem liberdade durou cerca de 48 anos! 
Enquanto os outros países da Europa avançavam e progrediam em democracia, o regime português mantinha o nosso país atrasado e fechado a novas ideias.

Todos os homens eram obrigados a ir à tropa (na altura estava a acontecer a Guerra Colonial) e a censura, conhecida como "lápis azul", é que escolhia o que as pessoas liam, viam e ouviam nos jornais, na rádio e na televisão. 

Antes do 25 de abril, todos se mostravam descontentes, mas não podiam dizê-lo abertamente e as manifestações dos estudantes deram muitas preocupações ao governo. 

Os estudantes queriam que todos pudessem aceder igualmente ao ensino, liberdade de expressão e o fim da Guerra Colonial, que consideravam inútil.
Sabias que os países estrangeiros, que no início apoiavam Salazar e a sua política, começaram a fazer pressão contra Portugal. Por isso o governante dizia que o nosso País estava "orgulhosamente só". Quando Salazar morreu foi substituído por Marcelo Caetano, que não mudou nada na política. 

A solução acabou por vir do lado de quem fazia a guerra: os militares. Cansados desse conflito e da falta de liberdade criaram o Movimento das Forças Armadas (MFA), conhecido como o "Movimento dos Capitães". 

 Depois de um golpe falhado a 16 de março de 1974, o MFA decidiu avançar.
O major Otelo Saraiva de Carvalho fez o plano militar e, na madrugada de 25 de abril, a operação "Fim-regime" tomou conta dos pontos mais importantes da cidade de Lisboa, em especial do aeroporto, da rádio e da tv.

As forças do MFA, lideradas pelo capitão Salgueiro Maia, cercaram e tomaram o quartel do Carmo, onde se refugiara Marcelo Caetano. Rapidamente, o golpe de estado militar foi bem recebido pela população portuguesa, que veio para as ruas sem medo.


Sabias que para os militares saberem quando avançar foram lançadas duas "senhas" na rádio? A primeira foi a música "E Depois do Adeus", de Paulo de Carvalho, a segunda foi "Grândola, Vila Morena", de Zeca Afonso, que ficou ligada para sempre ao 25 de abril.

Depois de afastados todos os responsáveis pela ditadura em Portugal, o MFA libertou os presos políticos e acabou com a censura sobre a Imprensa. E assim começou um novo período da nossa História, onde temos liberdade, as crianças todas podem ir à escola e o País juntou-se ao resto da Europa. Mas ainda há muito, muito caminho a percorrer...

texto extraído de "http://www.junior.te.pt/servlets/Bairro?P=Portugal&ID=147"

terça-feira, 23 de abril de 2013

Dia Mundial do Livro

Hoje é Dia Mundial do Livro. 
O professor bibliotecário, Abílio Santos, veio até à nossa escola contar-nos uma história fantástica: "O rapto da bibliotecária" de Margaret Mahy.

Aqui fica o início da história.



domingo, 14 de abril de 2013

Workshop de Dança



R  e  l  â  m  p  a  g  o
P r o j e t o  E d u c a c i o n a l

O Projeto Educacional da Ventos e Tempestades – Associação Cultural, engloba as áreas da formação, divulgação e criação.
Neste contexto, são desenvolvidos vários projetos para diferentes faixas etárias, com a orientação pedagógica de Pedro Carvalho:
Workshops, Babysitting Cultural e Espetáculos para a infância/juventude.


TEATRO MUNICIPAL DE VILA DO CONDE
WORKSHOPS DE DANÇA
“JOGOS DA IMAGINAÇÃO”
 (improvisação em dança)


28 DE ABRIL
NÍVEL 1 - 16H – 3 aos 6 anos NÍVEL 2 - 17H30 – 7 aos 12 anos
Formador: Isabel Costa
Preço: 7,5 EUR (C/ direito à acompanhante)
Direção Pedagógica: Pedro Carvalho
Produção: Ventos e Tempestades – Associação Cultural


Outros workshops/ datas: 

26 DE MAIO|ÓRBITAS |NÍVEL 1 - 16H – 3 aos 6 anos NÍVEL 2 - 17H30 – 7 aos 12 anos

16 DE JUNHO|LIVROS A MEXER |NÍVEL 1 - 16H – 3 aos 6 anos NÍVEL 2 - 17H30 – 7 aos 12 anos


Bilheteira | informações | reservas
terça-sábado
10h30 às 12h30 | 14h às 19h
domingo
14h às 19h
telefone: 252 290 050



segunda-feira, 8 de abril de 2013

Teatro de Sombras

Aqui fica mais uma sugestão para ocupares os teus tempos livres:


Data: 14-04-2013
Horário: 15h30
Local:Centro de Memória | serviço educativo


Vem conhecer a história de Pedro e o Lobo, sob a forma de teatro de sombras, onde não só podes participar ativamente, mas ainda apurar o teu sentido musical. Ficaste curioso?.. Então inscreve-te rapidamente, pois esperamos por ti!!!
Público: crianças dos 5 aos 12 anos

Inscrições: Gratuitas mas obrigatórias pelo telefone 252 617 506 ou pelo email: centro.memoria@cm-viladoconde.pt


quinta-feira, 4 de abril de 2013

Internet em todas as salas!

Durante as férias da Páscoa, a Junta de Freguesia da Junqueira preparou-nos uma surpresa: internet em todas as salas de aula!
 E hoje verificámos que estava tudo a funcionar muito bem!

Claro que aproveitámos logo para explorar alguns temas de Estudo do Meio ou para consultarmos este nosso blog!


Pesquisa sobre animais na sala de aula da J2


Obrigada a todos aqueles que tornam a nossa escola um espaço melhor para crescermos e aprendermos!