Brincando com ímanes
Na aula de Estudo do Meio exploramos os ímanes e as suas propriedades magnéticas.
Sabes o que é um íman?
O íman é um objecto que provoca um campo magnético à sua volta. Um íman permanente é feito de um material ferromagnético.
Um íman é um dipolo ou seja tem sempre dois pólos, "norte" e "sul". Por definição, o pólo sul de um íman é o que é atraído pelo pólo norte magnético da Terra.
Os dipolos não podem ser separados. Se um íman for dividido ao meio, obtêm-se dois ímanes menores, cada um com um pólo norte e um pólo sul.
Um eletroíman é um íman que se baseia em campos magnéticos gerados por cargas em movimento. Ou seja, uma peça de liga de ferro, com um fio enrolado, por onde corre energia elétrica. (in: https://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%8Dman)
pub: 9- jun-14
Simetrias
Na aula de matemática, estudamos as simetrias de reflexão e este foi o resultado de uma tarefa que a nossa professora nos propôs!
pub: 29- maio-14
Dia da Mãe
Para assinalar o Dia da Mãe resolvemos presentear as nossas mães com um miminho cheiroso: um sabonete. Foi uma experiência muito engraçada e perfumada!
pub: 14-maio-14
Primavera
Proteger as nossas árvores! Esta é a nossa mensagem para assinalar o Dia Mundial da Árvore e a chegada da primavera.
pub: 3-abril-14
O nosso herbário!
Já viram que bonito que ficou? Todas as nossas pesquisas finalmente organizadas no nosso Herbário. Um trabalho que possibilitou novas e válidas aprendizagens aos alunos!
pub: 2- abril-14
Dia do Pai
Na semana passada celebrou-se o Dia do Pai. Este foi o nosso miminho para os nossos heróis: os nossos pais!
Um Jogo do Galo para que pais e filhos passem muitos momentos divertidos juntos!
pub: 25 -março-14
A nossa biblioteca!
A biblioteca da turma já se encontra organizada e em funcionamento!
pub: 25-março-14
Pancake Day!
Uhm!! Que manhã tão docinha na nossa escola!
pub: 13-março-14
Carnaval
Aqui estamos nós!
pub: 1-março-14
A nossa biblioteca da turma
Na primeira assembleia de turma, falamos de preocupações e de como podemos melhorar comportamentos e notas. Uma das preocupações sentidas pelos alunos era o facto de não terem muitos locais para onde estar quando está mau tempo ou o que fazer nessas alturas. Chegamos à conclusão que a dinamização de uma biblioteca de sala seria uma boa ideia. E resolvemos colocá-la em prática. Ontem enviamos um pedido para casa...e hoje, uma enorme surpresa: chegaram livros!!
Temos a certeza de que ainda irão chegar mais. Por agora ainda andamos na "catalogação" dos mesmos e, em seguida, iremos organizar o cantinho dos livros.
Obrigada a todos os pais que colaboram connosco, não só nesta mas em todas as atividades, em todos os trabalhos e em todos os momentos!
pub: 25-fev-14
Estacar plantas
Na aula de estudo do meio estivemos a estacar sardinheiras. Cada grupo estacou as suas plantas mas alterou alguma coisa: ou não regou, ou usou um tipo de solo diferente, ou tapou o seu vaso, ou impediu a respiração da planta. Desta forma, vamos verificar, quais são os fatores que influenciam o crescimento das plantas (tipo de solo, luz, água, ...). Terças e quintas são dias de observação e registo. Dentro em breve comunicamos as nossas conclusões.
pub: 20- fev- 2014
# 2 Dia dos Afetos
Neste dia especial, uma das alunas da nossa turma fez questão de presentear os seus amigos com uma pequenina oferta feita por ela. Obrigada Mariana por seres nossa amiga!
pub: 15-fev-14
#1 Dia dos Afetos
Na nossa sala assinalamos o Dia dos Afetos com a confeção de um miminho bem docinho :)
pub: 15-fev-14
Ainda as plantas...
Depois da aula de campo, na sala de aula, estivemos a classificar todas as plantas que recolhemos. Aprendemos o que são raízes aprumadas, fasciculadas e tuberculosas, o que são folhas uninérvias ou palminérvias, completas ou incompletas....e muitas outras coisas. Mas um trabalho de grupo muito interessante!
pub:15-fev-14
Aula de Campo
Para estudarmos as plantas e os seus órgãos constituintes, realizamos, ontem, uma aula de campo nos jardins do Mosteiro de S. Simão da Junqueira. Começamos com uma visita guiada pelo senhor José aos jardins e a alguns espaços, como a adega, por exemplo.Depois, em trabalho de grupo e seguindo um guião de trabalho, respondemos às questões e recolhemos as plantas e/ou órgãos das plantas que deveríamos levar para a sala. Foi uma aula bem diferente na qual estivemos muito mais atentos à natureza que nos rodeia. Agora, na nossa sala, vamos classificar "as nossas recolhas".
pub:8-fev-14
Frações
Esta semana, as aulas de matemática foram dedicadas ao estudo das frações. Com muitas explicações, exercícios, jogos e até um bolinho percebemos que este tema não assim assim tão difícil.
pub: 30-01-14
Educação Literária: "A arca do Tesouro", de Alice Vieira
Hoje, na aula de português, exploramos mais um livro proposto no domínio "Educação Literária" das Metas Curriculares de Português para o 1.º Ciclo, o livro "A arca do Tesouro", de Alice Vieira.
Gostamos imenso desta história. Fala do tempo de inverno, do tempo de verão. Das reações das pessoas quando está sol, ou quando está chuva. Fala de como podemos falar de sentimentos mesmo sem falar sem ninguém.
Aconselhamos vivamente a leitura deste livro. A todas as pessoas, especialmente às que trazem o inverno no coração...
Podes encontrar a versão digital neste link:
http://www.youblisher.com/p/563516-A-Arca-do-Tesouro/
pub: 24- jan- 14
Cartas ao Pai Natal
Este ano, antes de terminar o 1.º período, escrevemos uma carta ao Pai Natal...e, mais uma vez, ele respondeu!!
Ficamos tão felizes por receber esta carta especial! A Diana ficou ainda mais contente porque foi a 1.ª vez que recebeu a carta do Pai Natal pois, no ano letivo passado, quando chegaram as cartas, ela já estava na Suiça.
pub: 19-jan-14
Flocos de neve
A partir de umas dobragens que estivemos a fazer na aula de matemática, decoramos a nossa sala com uns flocos de neve bem giros!
Para começares deves ter um quadrado, que deves dobrar de acordo com esta imagem.
Depois é só desenhar o teu "floco".
Dia Mundial da Paz
Começamos este período assinalando, na nossa sala, o Dia Mundial da Paz. Lemos alguns poemas e dialogamos sobre este tema. Depois, cada um redigiu algumas frases e elaborou um poema. No final construímos um belo painel.
Queres saber mais sobre este dia? Então lê o excerto que se segue:
"O Dia Mundial da Paz, inicialmente chamado simplesmente de Dia
da Paz foi criado pelo Papa
Paulo VI, com uma mensagem datada do dia 8
de dezembro de 1967, para que o primeiro fosse celebrado sempre no
primeiro dia do ano civil (1 de janeiro),
a partir de 1968, coisa que acontece
até hoje.
Dizia
o Papa Paulo VI em sua primeira mensagem para este dia:
"Dirigimo-nos a todos os homens de boa vontade, para os exortar a celebrar
o Dia da Paz, em todo o mundo, no primeiro dia do ano civil, 1 de
Janeiro de 1968. Desejaríamos que depois, cada ano, esta celebração
se viesse a repetir, como augúrio e promessa, no início do calendário que mede
e traça o caminho da vida humana no tempo que seja a Paz, com o seu justo e
benéfico equilíbrio, a dominar o processar-se da história no futuro".
A
proposta de dedicar à Paz o primeiro dia do novo ano não tem a pretensão de ser
qualificada como exclusivamente religiosa ou católica. Antes, seria para
desejar que ela encontrasse a adesão de todos os verdadeiros amigos da Paz,
como se se tratasse de uma iniciativa sua própria; que ela se exprimisse
livremente, por todos aqueles modos que mais estivessem a caráter e mais de
acordo com a índole particular de quantos avaliam bem, como é bela e importante
ao mesmo tempo, a consonância de todas as vozes do mundo, consonância na
harmonia, feita da variedade da humanidade moderna, no exaltar este bem
primário que é a Paz." in http://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_Mundial_da_Paz
pub: 12-jan-14
O Natal na nossa sala!
Na nossa sala, assinalamos esta quadra com uma tarefa muito especial, a tarefa "Oficina de Natal".
A primeira parte desta tarefa consistia num trabalho de grupo. A cada grupo foi entregue uma pista, que tínhamos de decifrar. Depois de descobrirmos a mensagem, tentamos descobrir qual o local onde devíamos procurar um objeto. Em seguida, foi-nos entregue uma nova pista e assim sucessivamente. As mensagens foram escritas por um menino chamado Zeca que pedia ao Pai Natal coisas muito importantes: uma casa, umas botas e roupa quentinha.
Foi muito interessante descobrir as mensagens através de palavras cruzadas, sopas de letras, códigos de símbolos, entre outros. E, mais uma vez, conseguimos trabalhar em grupo e alcançar o que nos foi pedido.
No final, a professora Cristina leu-nos a história "A carta para o Pai Natal" do livro " Desejos de Natal", de Luísa Ducla Soares, na qual se baseou para desenvolver esta tarefa.
Adoramos esta aula!
pub: 16-dez-13
#3 A evolução dos meios de comunicação
E agora o filme!
pub: 16-dez-13
#2 A evolução dos meios de comunicação
Tal como prometido, aqui ficam as fotografias da exposição e da apresentação dos trabalhos de grupo!
A nossa exposição:
As nossas apresentações:
E as imagens das nossas "visitas"!
pub: 6-dez-13
#1 A evolução dos meios de comunicação
A evolução dos meios de comunicação foi um dos temas abordados no mês de novembro na área de estudo do meio. Para isso, para além da exploração dos textos e imagens do manual, fizemos trabalho de grupo. Cada grupo tinha que recolher e selecionar informações sobre o seu meio de comunicação. Depois elaboramos um cartaz com a nossa pesquisa sobre um meio de comunicação diferente: rádio, telefone, máquina de escrever, gravação sonora e telemóvel. Pesquisamos na internet e em livros informações sobre o meio de comunicação que nos foi atribuído. Depois, selecionamos a informação que era importante e pertinente para o cartaz. Foi muito divertido trabalhar em grupo.
Como os trabalhos estavam a ficar fantásticos, decidimos organizar uma exposição, até porque a professora Cristina tinha trazido alguns meios de comunicação bem antigos para a nossa sala, e convidar todos os nossos colegas para a visitarem e assistirem à apresentação da nossa pesquisa.
Fica para a próxima publicação as imagens e os filmes do dia da apresentação do nosso trabalho!
pub: 3-dez-13
#2 Entrevista ao Sr. Presidente da Junta da Junqueira
Já tivemos tempo para realizar a transcrição de todas as respostas do Sr. Presidente da Junta. Aqui fica a transcrição da entrevista.
Entrevista ao Sr. Presidente da Junta de Freguesia da Junqueira
1- Qual é o seu horário de trabalho na junta?
Eu estou na junta de freguesia todos os dias, de segunda à sexta, a partir das 18 horas até às 19 horas, que é o horário de atendimento ao público, mas normalmente nunca saio daqui antes das 20 horas.
2- Porque que é que resolveu candidatar-se a presidente da junta?
É uma boa pergunta. Primeiro porque gosto muito da Junqueira, segundo porque gosto muito daquilo que faço e acho que posso contribuir com algumas ideias, para melhorar a nossa freguesia e tornar o vosso futuro um pouco mais risonho.
3- Como é que entrou para a junta de freguesia da Junqueira?
Acrescentando ao que disse na pergunta anterior, para estarmos neste cargo, de presidente da Junta, temos que nos candidatar em eleições, e por via disso é que eu estou cá. Foi no seguimento de umas eleições.
4- O que é que faz no seu trabalho?
Faço muita coisa. Para além de atender muitos junqueirenses, tentamos ajudar a resolver muitos problemas, fazemos a limpeza e a manutenção dos arruamentos, espaço verdes e de vários equipamentos, apoiamos as associações e instituições da freguesia, as escolas, neste particular temos desenvolvido vários projetos em que envolvemos as escolas, seja o jardim-de-infância, a escola primária, ou a EB2,3. Para além disto tudo, ainda disponibilizamos para a população diversos serviços de proximidade, que funcionam no edifício da junta de freguesia.
5- Gosta de ser presidente da Junta?
Gosto, faço-o com muito prazer. Para além de gostar muito da freguesia, gosto de ser presidente de junta porque estou convicto que posso contribuir com algo positivo para construção de um futuro melhor.
6- Antes de ser presidente já sabia alguma coisa sobre o que era ser presidente?
Tive a minha vida facilitada porque antes de ser presidente já fazia parte do executivo, onde fui secretário. Como já tenho alguns anos de atividade na junta de freguesia, essa experiência acumulada ajudou-me a perceber melhor como era a função e as responsabilidades de ser presidente de junta, que exige muito mais de nós. Ou seja, esse “estágio” ajudou-me imenso na adaptação, conhecimento e desempenho da função de presidente.
7- Recebe algum tipo de ordenado por ser presidente da junta?
Não. Mas efetivamente há presidentes de junta de freguesia, a nível nacional, que têm um ordenado, mas esses são aqueles que desempenham o cargo a tempo inteiro, ou seja, durante o dia, o seu trabalho, é ser presidente de junta. Eu, durante o dia tenho o meu emprego e só ao fim do dia é que venho cá à Junta.
8- Como é que aguenta estar tanto tempo a trabalhar?
Excelente pergunta. Tens que ter uma grande paixão por aquilo que fazes. Isso ajuda a superar algumas dificuldades. É importante ter uma boa capacidade liderança para gerir equipas e delegar tarefas, fazer uma boa gestão do tempo, ter sempre presente o que é prioritário e, nesse sentido, ir procurando responder às diferentes situações conforme as prioridades. Uma coisa é certa, é impossível estar em todo o lado ao mesmo tempo, mas procuro corresponder a todas as solicitações. É verdade que o cargo de presidente exige de mim um grande, quer pessoal, quer familiar quer profissional, mas julgo que tenho conseguido dar conta da tarefa, a motivação e a idade também ajudam.
9- Gosta de ajudar as pessoas da Junqueira?
Gosto muito. Esse é um dos grandes motivos pelo qual me dá prazer em ser presidente de junta, é a possibilidade de ajudar os junqueirenses. Entendo que essa é a principal missão de quem está à frente de uma autarquia, a disponibilidade para ajudar o próximo.
10- Como consegue resolver as queixas e os problemas das pessoas?
Hoje em dia são muitas as solicitações, mas para alguns casos, e diria que até são bastantes, nós vamos conseguindo responder positivamente. Mas há problemas que às vezes nos são colocados que não conseguimos resolver, seja porque não dependem em exclusivo da junta de freguesia ou porque nem sempre é possível ir ao encontro das expetativas das pessoas, nessas alturas, também eu fico um pouco triste, porque gostaria de resolver, ou ajudar a resolver, os problemas que nos são colocados. Mas a maioria das vezes, conseguimos, direta ou indiretamente, resolver ou encaminhar para quem possa ajudar a resolver o problema.
11- Não se cansa de estar sempre a ouvir as queixas das pessoas?
Não me posso cansar… Não! Não me canso. É uma parte complicada e de gestão muito complexa, por vezes costumo dizer que para além de presidente da junta também tenho de ser um pouco psicólogo. Temos que ter capacidade para ouvir, grande disponibilidade e sensibilidade, porque as pessoas quando vêm cá têm um problema e acham que nós as podemos ajudar. Só o facto de virem cá e de acharem que nós podemos ser parte da solução já é uma responsabilidade. Claro que há queixas que podem ser mais exageradas e, não sejam do nosso âmbito de atuação, aí eu procuro informar ou encaminhar as pessoas de forma a ajudar a resolver o seu problema.
12- Quanto dinheiro é que a junta recebe para ajudar as pessoas?
A junta de freguesia recebe do orçamento do estado cerca de 34 000 euros, isto por ano. Que é muito pouco! Nós temos muitas coisas para fazer, muitos serviços e esse valor não chega para tudo. Depois temos outras fontes de receita que tem a ver com as parcerias que também temos com outras entidades, como é o caso da Câmara Municipal, do Centro de Emprego e dos Correios, que nos vão dando outro tipo de receitas que nos permitem ter este nível de atendimento e serviço que é muito importante para o dia-a-dia dos vossos pais e para os junqueirenses em geral.
13- Porque é que quis se presidente de uma junta de freguesia e não presidente de uma câmara municipal?
É como já disse atrás, primeiro porque gosto muito da Junqueira e depois porque ainda agora comecei como presidente da junta e há muita coisa para fazer pela Junqueira e depois porque nunca me passou pela cabeça o cenário de presidente de câmara. Ser presidente da junta já é um enorme desafio.
14- Qual é o horário de funcionamento da junta de freguesia?
A junta de freguesia está de segunda a sexta, das 9h às 13h e das 14h às 19h.
15- De que é que podemos tratar na junta de freguesia?
Poder tratar de muitos assuntos. Desde levantar dinheiro, tratar de assuntos relacionados com o serviço de Correios, pedir declarações e documentos que sejam importantes para tratar e resolver assuntos particulares, registar os cães e os gatos (sei que aqui há muitos meninos que têm e gostam de cães e gatos), esses cãezinhos têm de ter todos um chip, têm de estar registados e vacinados. Podem também fazer procura de emprego, formação, levantar dinheiro, entre muitas outras coisas.
16- Quantas pessoas trabalham na junta de freguesia?
Na parte administrativa, na zona de atendimento ao público, temos três funcionárias, duas estão no balcão de atendimento e no apoio ao executivo e a outra colaboradora está afeta ao Gabinete de Inserção Profissional que dá apoio ao emprego e formação. Depois temos mais três funcionários que andam no exterior a fazer as limpezas e manutenção dos arruamentos e equipamento, a recolher lixo e a cuidar dos jardins.
17- São muitas ou poucas pessoas que utilizam os serviços que a junta oferece?
Sim, são muitas. Posso vos dizer que por ano passam em média 30000 pessoas aqui pelo serviço de atendimento da junta de freguesia. Como podem ver passa muita gente pelos serviços da junta, não é?
18- Para além de ajudar a nossa escola, que mais apoios a instituições presta a Junta na freguesia?
Esse também é um papel importante que a junta de freguesia desempenha, e nós em particular temos tido esse cuidado, que é apoiar as nossas associações, instituições e movimentos da freguesia. Portanto, sempre que nos solicitam alguma coisa nós procuramos ir ao encontro daquilo que são as espectativas dos grupos, dos movimentos e das associações da freguesia. E até hoje, julgo, que temos feito um trabalho que é reconhecido por todos e que o apoio tem sido importante para eles poderem desenvolver as atividades que se propõem.
19- Já teve algum roubo na Junta de freguesia?
Não. Neste novo edifício, felizmente até à data, as coisas estão seguras, tivemos no passado um pequeno assalto no edifício antigo, mas se calhar não têm memória desse tempo.
20- Será que nos pode mostrar toda a junta de freguesia?
Claro que sim! E vamos faze-lo já de seguida.
Entrevista realizada pelos alunos da turma J4 da escola E.B.1/J.I. da Junqueira
pub: 29-nov-13
#1 Entrevista ao Sr. Presidente da Junta da Junqueira
Na aula de estudo do meio estudamos as divisões administrativas do país e os órgão de poder local. Como ficamos com algumas dúvidas sobre o que fazia um presidente de uma Junta de Freguesia e de que poderíamos tratar numa Junta, resolvemos escrever ao Sr. Carlos Baptista, presidente da Junta de Freguesia da Junqueira, para ver se era possível realizar-lhe uma entrevista.
Esta foi a carta que redigimos na aula de português:
Junqueira, 15 de outubro de 2013
Ex. mo Sr. Presidente da
Junta de Freguesia da Junqueira,
Carlos Baptista
A turma J4 do 3.º ano da escola E.B.1/JI da
Junqueira vem por este meio solicitar a marcação de uma entrevista.
A ideia desta entrevista surgiu quando começamos a
explorar o tema «Freguesias e concelhos»
na área de Estudo do Meio.
Esta entrevista servirá para aprofundar os nossos
conhecimentos sobre a nossa freguesia e as funções do Sr. Presidente da Junta.
A marcação da mesma poderá ser quando mais lhe
convier.
Aguardamos a vossa resposta.
Atenciosamente,
A turma J4
O convite foi prontamente aceite e tratamos de elaborar um guião para a entrevista de forma a não nos esquecermos de questão nenhuma e de organizarmos as nossas perguntas de uma forma lógica.
Guião para a entrevista
1- Qual é o seu horário de trabalho na junta?
2- Porque que é que resolveu candidatar-se a
presidente da junta?
3- Como é que entrou para a junta de freguesia
da Junqueira?
4- O que é que faz no seu trabalho?
5- Gosta de ser presidente da Junta?
6- Antes de ser presidente já sabia alguma coisa
sobre o que era ser presidente?
7- Recebe algum tipo de ordenado por ser
presidente da junta?
8- Como é que aguenta estar tanto tempo a
trabalhar?
9- Gosta de ajudar as pessoas da Junqueira?
10- Como consegue resolver as queixas e os
problemas das pessoas?
11- Não se cansa de estar sempre a ouvir as
queixas das pessoas?
12- Quanto dinheiro é que a junta recebe para
ajudar as pessoas?
13- Porque é que quis se presidente de uma junta
de freguesia e não presidente de uma câmara municipal?
14- Qual é o horário de funcionamento da junta de
freguesia?
15- De que é que podemos tratar na junta de
freguesia?
16- Quantas pessoas trabalham na junta de
freguesia?
17- São muitas ou poucas pessoas que utilizam os
serviços que a junta oferece?
18- Para além de ajudar a nossa escola, que mais
apoios a instituições presta a Junta na freguesia?
Questões bem pensadas, não acham?
Aqui ficam as fotografias desta atividade. Prometemos, em breve, a transcrição de algumas respostas aqui no blogue.
pub: 23-nov-13
Plano Nacional de Leitura: Os primos e a bruxa Cartuxa
Mais um livro que chegou à nossa sala no âmbito do Plano Nacional de Leitura. Desta foi a vez de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada nos darem a conhecer a história d' "Os primos e a bruxa Cartuxa".
A exploração desta obra, orientada pela nossa professora, foi realizada pela professora Cristina, que se encontra a realizar o seu estágio na nossa turma. Primeiro, apenas nos mostrou a imagem da capa e nós enumeramos as possíveis histórias que esta imagem poderia ilustrar. Depois da exploração oral, fomos organizados em cinco grupos de trabalho e, orientados pelas professoras, elaboramos a história que poderia ser ilustrada com aquela imagem.
Surgiram cinco histórias bem engraçadas e com personagens bem curiosos. Depois de as apresentarmos aos restantes grupos, registamos num painel, os seus títulos, as personagens, o espaço, o tempo e a ação.
Seguiu-se, numa segunda sessão, a leitura integral da obra a pares e a leitura pela professora Cristina. Concluímos o trabalho com a exploração oral da história.
Adoramos este trabalho!
pub:22-nov-13
Magusto na escola!
No passado dia 11 de novembro foi dia de magusto na escola. Aqui ficam algumas imagens.
pub: 14- nov- 13
Freguesias e Concelhos: bandeiras
Depois do sucesso que foram os trabalhos de família realizados no ano letivo anterior no que respeita ao envolvimento dos pais e encarregados de educação, resolvemos continuar este ano com esta atividade.
O primeiro trabalho em família teve como tema "As bandeiras da freguesia e do concelho em que vivemos". Pesquisaram imagens e informações sobre os símbolos que encontramos em cada bandeira e aprenderam muitas coisas novas.
Todos se envolveram e os resultados são fantásticos!
pub: 11- 11-13
Halloween
Ontem foi dia de comemorar o Halloween na nossa sala. Realizamos umas figuras na aula de expressão plástica e que foram decoradas com uma quadra na aula de Inglês. Mais tarde, algo docinho apareceu no seu interior.
Fomos disfarçados para a escola com fantasias e estávamos horríveis e assustadores.
Ainda houve tempo para fazermos duas lanternas que ficaram a "proteger" a nossa escola de forma a que os espíritos que andam à solta nessa noite não viessem causar nenhum estrago!
Adoramos este dia!
pub: 1-nov-13
Portugal: distritos, concelhos e freguesias
Na aula de Estudo do Meio, estivemos a estudar as freguesias, os concelhos e os distritos. Para sabermos os nomes de todos os distritos na ponta da língua, a mãe da Mariana fez e ofereceu à nossa turma um recurso muito útil: um mapa de Portugal com os distritos em puzzle. Está fantástico!
E nós adoramos estudar os distritos com este mapa.
Obrigada D. Fátima!
pub: 27- out-13
Plano Nacional de Leitura: O pastor de nuvens/ O fotógrafo do passarinho
Durante esta semana recebemos mais uma "pasta" com obras do PNL. Dentro da pasta, encontramos um livro com dois contos "O pastor de nuvens" e "O fotógrafo do passarinho"., de Inácio Nuno Pignatelli.
Fizemos a leitura das duas histórias. De seguida, exploramos oralmente a primeira história, depois da leitura dramatizada feita pela nossa professora, e preenchemos a respetiva ficha de leitura. Ainda caracterizamos as "nuvens" e decoramos umas ovelhinhas para um painel.
Foi uma aula bem interessante!
Dia da Alimentação
Hoje, na nossa sala, o tema foi a Alimentação. Conversamos sobre a Roda dos Alimentos e a importância de uma alimentação saudável. Resolvemos fichas de trabalho, construímos um marcador de livros, elaboramos um gráfico com os alimentos que fazem parte do nosso pequeno - almoço e até confecionamos uma deliciosa sobremesa!
Aqui ficam alguma imagens deste dia "saboroso"!
pub: 16-out-13
Debate: viver na cidade vs viver na aldeia
Nesta segunda-feira, no âmbito da área de Educação para a Cidadania e Português, a nossa turma realizou um debate.
Divididos em dois grupos, conversamos e registamos as vantagens de viver na cidade e as vantagens de viver na aldeia.
Escolhemos um porta- voz que transmitiu quais os argumentos que registamos em trabalho de grupo. Posteriormente seguiu-se um espaço de discussão e de confronto de ideias.
No final, a nossa professora, que tentava decidir onde seria melhor viver, não conseguiu chegar a nenhuma conclusão...os grupos defenderam muito bem os seus pontos de vista e os seus argumentos.
Gostamos muito desta aula!
pub: 15-out-13
A família
Por estes dias temos andado a falar sobre a família e sobre as relações de parentesco na área de Estudo do Meio. Um dos trabalhos que realizamos foi a construção da nossa árvore genealógica. Gostamos muito de aprender mais sobre os nossos familiares, as relações de parentesco e sobre a história das nossas famílias.
Aqui ficam algumas das árvores já prontas!
pub: 10-out-13
5 de outubro de 1910 - Implantação da República
Na passada sexta- feira, a nossa professora falou-nos um pouco sobre este dia tão importante para a história do nosso país. Explicou-nos o que aconteceu nesse dia e porque é que deixamos de ter uma monarquia. Observamos as mudanças que a nossa bandeira teve ao longo dos anos e cantamos o hino nacional.
Se quiseres saber mais um pouco, podes ir ao endereço: http://www.junior.te.pt/servlets/Rua?ID=132&P=Portugal e ler o que estivemos a aprender na nossa aula.
pub: 6-out-2013
Sabes o que é um anáglifo?
Pois...tens dúvidas? Nunca ouviste esta palavra? Nós também não... até que a nossa professora trouxe um mapa muito especial para a nossa sala: um anáglifo.
Trata-se de um mapa diferente daqueles que conheces e que te permite ver a imagem em 3D através da utilização de uns óculos especiais, com uma lente vermelha e outra azul.
"A este tipo de imagem 3D dá-se o nome de anáglifo.
Os anáglifos foram inventados por volta de 1850 por um físico português, José Carlos de Almeida. O princípio de funcionamento destas imagens baseia-se no facto de os nossos olhos verem a mesma imagem de perspectivas diferentes, ou seja, quando olhamos para um objecto, o olho esquerdo vê uma imagem mais desviada para a esquerda do objeto e o direito vê uma imagem mais desviada para a direita. Esta diferença torna-se mais percetível quanto mais perto estiver o objecto para onde estamos a olhar."
(in: http://www.e-escola.pt/destaques.asp?id=78)
E foi o que estivemos a fazer na aula de Estudo do Meio: a analisar o anáglifo de Portugal Continental, do IGeoE.
pub:30-set-13
O primeiro dia de aulas!
Depois de arrumar o material e de trabalhar muito neste primeiro dia, tivemos direito a duas surpresas fantásticas: uma oferta da União Europeia (através da nossa querida D. Augusta, sempre amiga da escola, e do seu irmão) e um "miminho" das nossas professoras.
Começar o ano assim é que é!
pub: 16-set-2013
Um novo ano começa!
Hoje iniciamos um novo ano letivo. Já estamos no 3.º ano!
Continuaremos a divulgar as nossas atividades e trabalhos nesta página (deixando o que publicamos no ano letivo passado...porque alguém pode querer consultar).
Novidades em breve!
pub: 16-set-2013
--------------------------------------------------------------------------
Em dia de S. João...
Temos que apresentar os manjericos que fizemos na aula de Artes Plásticas.
pub: 24- jun-13
Conto itinerante
De forma a melhorar as competências da leitura e escrita dos alunos do 2.º ano, os professores decidiram realizar um conto itinerante. Os meninos da escola de Arcos iniciaram a história e depois os meninos de cada uma das escolas deu continuidade à mesma, elaborando uma página para este conto.
Aqui fica o resultado final.
O tubarão Miguel
No meio do mar salgado vivia o tubarão Miguel. Ele tinha um problema: não gostava nada de comer peixe, só gostava de algas.
Morava numa casa feita de conchas e algas. Quando tinha fome comia um bocadinho da casa às escondidas.
Os irmãos dele não entendiam como é que ele conseguia comer aquilo e achavam o Miguel muito estranho. Cada vez que o viam comer algas gozavam com ele.
O tubarão Miguel vivia feliz com sua numerosa família. O seu pai era um senhor tubarão muito respeitado por todos os habitantes do mar. Era muito trabalhador e sempre pronto a ajudar os seus vizinhos e amigos. Por isso, chamam-lhe Tubarão Zé Amigo. A mãe, Tubarão Gluglu, cuidava da casa, preparava deliciosos doces e passava longas horas a tricotar para os seus filhotes. Os seus avós passavam os dias a apanhar algas e colecionar conchas. O tubarão Miguel tinha uma paixão muito grande pelo seu tio Adérito. Ele viajava muito pelo mar e quando voltava à casa trazia-lhe algas misteriosas e contava as suas extraordinárias aventuras. Também tinha uma tia muito vaidosa, a tia Luisete, que desfilava constantemente pelo mar porque queria um namorado. O tubarão Miguel não gostava de brincar com os seus irmãos porque tinham a mania de andar sempre a assustar os outros peixes do mar, principalmente, os mais pequenos. Mas adorava brincar às escondidinhas porque conhecia os melhores esconderijos do mar.
Certo dia, enquanto brincava no Parque das Algas, o tubarão Miguel encontrou um novo amigo. Ele chamava-se André.
Naquele dia, o André estava triste pois ninguém brincava com ele e os irmãos do Miguel estavam sempre a gozar, por ele ser pequeno.
Para aprenderem a nunca mais gozarem com os peixes mais pequenos, o tubarão Miguel e o seu novo amigo, decidiram ensinar-lhes uma lição.
Convidaram os irmãos para jogar às escondidas. Eles aceitaram. Eram eles a contar, e os mais pequenos escondiam-se.
Enquanto os irmãos do Miguel contavam, o Miguel e o André apressaram-se para um esconderijo magnífico numa gruta ali perto. Lá dentro, tinham escondido, antes de começar o jogo, dois fatos de tubarão – branco, o grande predador dos oceanos. Vestiram os fatos e ficaram aninhados à espera….
- GRRRRR! – Fizeram eles quando os irmãos do Miguel vieram à procura deles.
- Meu Deus dos Sete Mares! O grande tubarão- branco! Fujam!
- Ah! Ah! Caíram mesmo na nossa armadilha!- exclamaram em simultâneo o André e o Miguel.
- Vamos ter com eles? – Pergunta o Miguel.
- Sim. Vamos lá. A esta hora já devem ir a nadar no Oceano Pacífico.- Respondeu o André.
Partiram à procura dos irmãos de Miguel. Estavam escondidos no meio da grande barreira de Coral.
- Então? Porque estão aí escondidos?
- Estamos a fugir dos tubarões brancos que andavam aí na gruta.- Responderam os irmãos.
- Sabem – explicou o tubarão Miguel – não eram tubarões brancos, eramos nós. Apesar de sermos pequenos, talvez tenhamos um pouco mais de juízo e esperteza que vocês…Achamos que precisavam de uma lição porque assustar os mais pequenos é muito mau.
- Pois…se calhar têm razão. Não voltamos a fazer. – Responderam os irmãos tubarões.
- Boa! Vamos brincar juntos?- perguntou o André.
- Sim, vamos. E que tal se fossemos explorar a Grande Barreira de Coral?
-Sim, claro.
-E se começássemos lá no fundo, ao pé do arco da rocha furada? -disse o Miguel.
Lá foram eles até ao arco da rocha furada, os irmãos do Miguel como eram maiores chegaram primeiro. E só algum tempo depois, chegaram o Miguel e o André, que estavam maravilhados com as cores e as formas que apareciam à sua frente.
Os irmãos do Miguel, já cansados de esperar perguntaram:
-Então, perderam-se pelo caminho?
-Não, estivemos apenas a apreciar estes Corais tão bonitos! –disse o André.
-E se fossemos tentar encontrar o Coral mais bonito e luminoso? – disse o Miguel.
-Boa! – responderam todos juntos.
-Quem encontrar primeiro o coral luminoso é o vencedor. –disseram os irmãos do Miguel.
O André e o Miguel aceitaram a aposta e escolheram um caminho que foi dar diretamente a um coral lindo e mais luminoso do que os que já tinham visto. Os dois amigos quiseram partilhar esta visão com os irmãos do Miguel mas não os encontraram. Voltaram atrás e descobriram que os outros estavam presos nas algas que por ali andavam.
- Oh, estão presos! Como vamos libertá-los? – perguntou o André.
- Isso não é problema! Eu adooooro comer algas. Vou já almoçar! – respondeu o Miguel.
O Miguel, feliz da vida, comeu todas as algas, libertou os irmãos e, todos juntos, foram admirar o coral luminoso.
- Oh, que fome! Só tu é que comeste, Miguel, eu não como nada desde manhã cedo. – disse o André.
- Voltemos para casa. A nossa mãe faz uns doces deliciosos. André, és nosso convidado, aposto que nunca comeste nada tão saboroso. – disse um dos irmãos.
E lá foram os quatro amigos para a casa do Miguel. A mãe Gluglu preparou uns doces deliciosos: gomas de peixe, chocolate quente com algas e rebuçados em forma de peixes exóticos embrulhados em alforreca. O Jantar correu muito bem e toda a família gostou muito do André, mas ficaram com alguma pena quando o André contou que era sozinho no oceano e não tinha casa onde viver. O tubarão Zé amigo nem pensou duas vezes, foi logo construir uma acolhedora casa de algas para o novo amigo André poder viver bem ao lado deles, protegido pela família amiga e sem correr risco de o maltratarem por ser pequeno.
O Miguel passou a ir brincar todos os dias com o seu amigo, que depressa passou a fazer parte da simpática família de tubarões. Uma família em que todos são diferentes mas unidos pelo amor.
pub: 17- jun-13
Assemblagem
No âmbito do Projeto de Educação Estética e Artística, desenvolvemos um trabalho de assemblagem.
Assemblagem é um termo grego que foi trazido à arte por Jean Dubuffet em 1953. Este termo é usado para definir colagens com objetos e materiais tridimensionais. A assemblagem é baseada no princípio que todo e qualquer material pode ser incorporado a uma obra de arte, criando um novo conjunto sem que esta perca o seu sentido original. É uma junção de elementos em um conjunto maior, onde sempre é possível identificar que cada peça é compatível e considerado obra.
Ao se utilizar de diversos materiais como papéis, tecidos, madeira "colados" a uma tela o artista consegue ultrapassar as limitações da superfície, rompendo assim o limite da pintura, criando uma junção da pintura com a escultura.
O princípio que orienta a criação de assemblagens é a "estética da acumulação": todo e qualquer tipo de material pode ser incorporado à obra de arte.
Depois de reunirmos os materiais que pretendíamos, lançamos "mãos à obra". Aqui fica o registo fotográfico.
pub:15-jun-13
As TIC na sala de aula
Na nossa sala utilizamos as tecnologias da informação e comunicação (TIC) para aprendermos mais coisas e também para melhorarmos algumas das nossas competências, como a leitura.
Para tal, utilizamos o programa Audacity. Gravamos as nossas leituras e depois procedemos à sua audição. Rapidamente verificamos se estamos a ler bem ou não, se precisamos ler com mais entoação, entre outros aspetos!
Com um microfone ligado ao teu computador também podes experimentar na tua casa. Vais ver que vais ficar um ás na leitura!
pub: 13-jun-13
Um avião a jacto na sala de aula
Esta foi mais uma proposta de ciência experimental do nosso manual de Estudo do Meio que achamos curiosa e que decidimos realizar.
É muito fácil de reproduzir em casa: precisas de um fio de 5 m; uma palhinha; uma avião de papel, fita - cola e um balão.
Passas o fio pelo interior da palhinha.
Colas, com a fita- cola, o avião à palhinha e, na parte inferior, o balão cheio (de maneira a que fique preso no avião).
O balão não deve ser fechado...tens que o segurar com os dedos até à "hora da partida".
Unes uma das extremidades do fio a um objeto baixo e a outra extremidade a um objeto que se encontre mais alto.
Depois é só largar o balão e...lá vai o nosso avião!
pub: 8- jun-13
Visita de Estudo a Guimarães
Depois de publicadas algumas fotografias na página principal, aqui ficam mais algumas fotos da nossa turma na nossa visita de estudo a Guimarães.
pub: 8- jun-13
Dia Mundial da Criança
Para assinalar o Dia Mundial da Criança resolvemos construir um brinquedo bem tradicional: um cata - vento!
pub: 1-jun-13
Com muitos dias de atraso...
Com muitos dias de atraso, parece que finalmente chegou a primavera!
Aqui ficam algumas imagens dos nossos trabalhos (elaborados na aula de Artes Plásticas) alusivos a este tema.
pub: 31-maio-13
Um dia bem passado!
Na página principal do nosso blog encontras algumas imagens do dia de hoje (visita ao Porto- teatro "Zorro").
Aqui ficam mais algumas fotografias da nossa turma!
pub:23-maio-13
PEEA: os ensaios
Na página principal do nosso blog podes encontrar fotografias da apresentação pública do trabalho final do Programa de Educação Estética e Artística.
Aqui ficam algumas imagens dos ensaios da nossa turma.
pub: 18-maio-13
As profissões
Para aprenderes mais um pouco sobre algumas profissões explora este site:
pub: 17-maio-13
E quando crescer quero ser...
Na aula de Estudo do Meio aprendemos mais um pouco sobre a nossa sociedade e sobre as profissões.
Vê o que nós gostávamos de ser:
Mariana A.- professora
Adriana- modelo
Ricardo - jogador de snooker
Gonçalo G. - trolha
Gonçalo R. - futebolista
Mariana B. - modelo
Joana - médica
Ana Rita - professora
Tomás - agricultor
Sofia - estilista
Duarte- arquiteto
Dinis- bombeiro
Aninhas - acrobata
Henrique - cantor
Alexandre - futebolista
Cláudia- cantora
Filipa - professora
Daniela - vendedora
Beatriz- recepcionista
Ana Carolina. - professora
Pedro - mecânico de motos
Rui - trolha
João - jogador de futebol
pub: 16- maio- 13
Apresentação final do Projeto Educação Estética e Artística
É já no próximo dia 18 de maio que será a apresentação do trabalho realizado pelos alunos, ao longo do ano letivo, no âmbito do Projeto de Educação Estética e Artística.
Nós andamos muito empenhados nos ensaios com o professor Pedro Carvalho e com a nossa professora. Estamos ansiosos pelo grande dia.
Estamos a contar com a tua presença no dia 18 no Centro de Memória, em Vila do Conde.
Aqui ficam algumas imagens dos ensaios.
pub: 9-maio-13
Dia da Mãe
Esta foi a prendinha que fizemos para as nossas mamãs: um prático saquinho para as compras. Para guardar a surpresa reutilizamos uma embalagem de um litro de leite e "asas" de garrafões de água.
Vê só que giro que ficou!
pub: 9-maio-13
Visita ao atelier de pintura de Jorge Curval
Na passada sexta - feira, de manhã, no âmbito do Projeto de Educação Estética e Artística, fomos até à casa do pintor Jorge Curval, aqui na Junqueira. Alguns de nós já tínhamos visitado o seu atelier de pintura quando frequentamos o jardim de infância, mas é sempre uma experiência única falar com o pintor e ver o seu trabalho.
pub: 5-maio-13
Animar 8: Workshop de brinquedos óticos
O projeto Animar está, mais uma vez, a decorrer em Vila do Conde, sendo este ano a sua 8.ª edição.
Para além das exposições, ateliers e sessões de cinema, dinamizam, junto das escolas, workshop's.
Hoje foi dia do workshop de brinquedos óticos na nossa sala.
Foi muito engraçado aprender um pouco sobre animação. Vê só o que fizemos hoje:
#1 brinquedo: Isto é um praxinoscópio!
#2 brinquedo: flip book
#3 brinquedo: Thaumatrope
#4 brinquedo: Folioscope
pub: 2-maio-13
Plano Nacional de Leitura
Nele vais encontrar muitas histórias sobre os mais variados temas. Alguns dos temas ajudam-te a consolidar a matéria de Português, tais como os sinónimos, os antónimos, os sinais de pontuação, ...
Na sala de aula, em trabalho de pares, fizemos a leitura silenciosa deste livro. Depois, seleccionamos uma das histórias e preenchemos uma ficha de leitura.
Aqui ficam algumas imagens do nosso trabalho.
pub: 19-abril-13
Porque que é que as minhocas são úteis no jardim?
Para sabermos a resposta a esta questão, resolvemos experimentar!
Na aula de hoje de Estudo do Meio, fizemos uma "casa" para as minhocas. Colocamos alimento igual ao que encontrariam num jardim. Agora vamos esperar (cerca de uma semana), observar e depois e tirar as nossas conclusões.
Aqui ficam as imagens do nosso trabalho experimental de hoje.
1º O material necessário.
2º Depois de cortar as garrafas, temos que deitar terra e areia, em camadas alternadas.
3º Os "minhocários" prontos para receber as minhocas.
4º Colocar as minhocas no "minhocário".
5º Recolher folhas secas para alimentar as minhocas.
6.º Cobrir com película aderente e fazer uns furos.
6º Forrar com cartolina preta.
Durante a semana devemos deitar alguma água todos os dias para manter o solo húmido.
Agora é só esperar. Na próxima semana devemos ter novidades!
pub: 12-abril-13
Primavera
Parece que finalmente chegou a primavera...pelo menos à nossa sala. Com a professora Patrícia, os alunos fizeram este belo painel (que ainda vai contar com umas joaninhas e umas borboletas) e estas belas flores feitas a partir de copos de iogurte.
o nosso painel
as flores "em iogurte" que serviram para decorar a sala e as janelas
pub: 11- abril-13
Histórias Tradicionais
Pedi aos alunos que procurassem histórias tradicionais...e eles fizeram uma recolha exaustiva e trouxeram livros e pesquisas na internet para a sala de aula.
Fizeram a sua apresentação aos colegas e ainda construíram um painel das histórias tradicionais.
pub: 11- abril-13
Mapa de histórias #5
E cá estão as últimas leituras!
Mariana Araújo
Rui
Filipa
Henrique
Mariana Barbosa
Gonçalo Ramos
Cláudia
pub: 11-abril-13
Mapa de histórias #4
Dinis
Duarte
Daniela
João
Joana
pub: 10-abril-13
Mapa de histórias #3
Beatriz
Tomás
pub: 8-abril-13
Mapa de Histórias #2
Tal como prometemos ontem, aqui ficam mais algumas das histórias dos alunos da J2.
Sofia
Pedro
Aninhas
pub: 4-abril-13
Mapa de Histórias #1
Durante a aula de Português de hoje, aprendemos o que é um Mapa de Histórias. Também construímos a nossa primeira história utilizando um destes mapas. Foi muito giro ver como, utilizando este recurso, os nossos textos "nasciam e cresciam" com facilidade.
Depois de fazer a correção, a professora registou os nossos trabalhos em vídeo. Aqui ficam os primeiros.
Adriana
Ana Rita
Ricardo
Alexandre
pub: 3-abril-13
Dia do Pai
Estas foram as nossas surpresas para o Pai!
E lá dentro? Uma linda moldura, um postal e um "bookmarker".
Moldura feita com papel de seda e rolos de papel de cozinha.
O verso da moldura: cartolina e uma anilha de uma lata de refrigerante.
pub: 21- mar-13
Cestas de Páscoa
Na aula de Artes Plásticas construímos esta linda cesta de Páscoa.
Podes fazer uma em tua casa reutilizando garrafas de plástico (de água ou sumo) de 1,5l. (para o cesto e para a asa). Forras com papel crepe e decoras com uma fitinha que guardamos dos presentes.
No último dia de aulas alguém colocou um docinho lá dentro...quem terá sido?
pub: 16-mar-13
Exposição de ovos na escola!
Com uns ovos tão giros (ver post sobre o trabalho de família - ovos decorados) só podíamos organizar uma pequena exposição.
Desta forma, todos os nossos colegas da escola poderiam visualizar os nossos trabalhos.
Na aula de Português, elaboramos um convite que entregamos aos meninos das outras turmas.
Está ou não está gira?
pub: 15- mar-13
A visita de estudo ao Museu Amadeo de Souza- Cardoso
Bem cedinho partimos da escola em direção a Amarante. O dia estava bonito e convidava a um passeio.
A viagem correu bem e gostamos muito de ver o rio Tâmega e a zona histórica de Amarante.
Mesmo ao pé da Igreja de S. Gonçalo encontramos o museu.
Estavam à nossa espera para a visita guiada.
Começamos a visita nos clautros do edifício, onde a guia nos explicou como surgiu este museu e o que poderíamos ver no seu interior.
No final desta explicação, entramos e continuamos a visita na ala onde estavam expostas algumas obras de outros dois pintores de Amarante também muito importantes para a história da pintura portuguesa: Acácio Lino e António Carneiro.
Depois, fomos até à sala onde estavam expostas as pinturas e desenhos de Amadeo de Souza - Cardoso.
Aqui, a guia explicou-nos como a sua pintura é tão importante e como foi a sua vida. Foi muito interessante ver "ao vivo" algumas das obras que visualizamos no dia anterior num power- point.
Gostamos imenso desta visita!
pub: 15-mar-13
Amanhã é dia de Visita de Estudo!
É já amanhã que a turma J2 se desloca a Amarante para visitar o Museu Amadeo Souza Cardoso. Esta visita faz parte do trabalho que estamos a desenvolver no âmbito do Projeto de Educação Estética e Artística.
Na aula, falamos um pouco sobre a vida e obra de Amadeo Souza Cardoso e visualizamos alguns dos seus trabalhos.
Conseguir ver algumas destas obras ao vivo vai ser muito especial!
pub: 12-mar-13
Páscoa!
Hoje foi dia de entregar o trabalho em família deste período - ovos decorados.
Estão fantásticos, não estão?!
pub: 11-mar-13
Ativamente
Tal como viram na página principal do nosso blog, o projeto Ativamente começou.
E nós já estamos a "ativar a mente"!
Na sexta-feira, dedicamos o Apoio ao Estudo à aprendizagem e treino do jogo "Gatos e Cães".
Adoramos!
pub: 10-mar-13
Plano Nacional de Leitura
Chegou à nossa sala mais uma pasta de livros do Plano Nacional de Leitura (as pastas contêm cerca de 12 livros do PNL de diferentes graus de leitura e de diferentes anos de escolaridade. Num sistema rotativo, passam por todos os alunos de um mesmo ano de escolaridade do nosso agrupamento).
Este livro é composto por vários contos redigidos a partir de alguns contos tradicionais bem conhecidos, tais como “O rato do campo e o rato da cidade” ou “Os três porquinhos”. A nossa professora selecionou, para exploração em sala de aula, o primeiro conto:“A história da pequena galinha ruiva”. Realizamos a leitura e a exploração oral do mesmo e depois construímos, coletivamente, o resumo do texto.
No dia seguinte, a professora apresentou-nos outra história. “A galinha ruiva” era o seu título. Mal começamos a ler verificamos que havia muitas semelhanças com a história de Debi Gliori, mas também havia algumas diferenças.
Ainda tivemos tempo para a construção de um pequeno resumo individual da história, tal como podes ver na imagem ao lado.
pub: 4-mar-13
Festa do Leite Mimosa
No âmbito do Programa Festa do Leite Mimosa, chegaram à nossa escola bastantes litros de leite. Decidimos utilizá-los para preparar uma sobremesa: leite - creme.As nossas funcionárias confeccionaram e nós...saboreamos. Estava delicioso! Uhmm!
pub: 1-mar-13
De onde vem o vento?
Como podemos saber de que direção vem o vento?
É fácil. Construímos um cata- vento.
Faz como nós.
1.º reúne o material necessário: 1 copo de iogurte, um lápis com borracha na ponta, 1 alfinete, 1 palhinha, um bocado de cartolina, um pouco de plasticina, 1 tesoura e 1 agrafador.
2.º Com a ponta do lápis, fura o fundo do copo de iogurte. Fixa o lápis ao copo com um pouco de plasticina.
3.º Com a tesoura, faz um corte na extremidade da palhinha.
4.º Corta dois triângulos de cartolina.
6.º Espeta o alfinete no meio da palhinha e da borracha do lápis e já está!
Depois é só preciso estar vento para experimentares o teu cata - vento!
pub: 24- fev- 13
PNL: "A Princesa da Chuva"
Na semana passada, tivemos oportunidade de ler e explorar o livro "A princesa da chuva" de Luísa Ducla Soares. É uma obra recomendada pelo Plano Nacional de Leitura (PNL) para o 2.º ano de escolaridade.
Gostamos muito desta história e finalmente percebemos porque é que, às vezes, chove tanto...Se quiserem saber têm que ler o livro.
Preenchimento da ficha de leitura da obra.
Painel - Expressar opinião: "O que eu gostei mais na história"
pub: 14- fev- 13
E continua o Carnaval!
Ao longo do mês de fevereiro, na área de projeto, trabalhamos as máscaras.
Primeiro, a nossa professora fez a nossa máscara em gesso. Foi uma experiência muito gira. Depois de secarem, passamos à decoração das mesmas.
A partir de um power- point, aprendemos um pouco mais sobre este pintor e, verificamos que uma das personagens que ele pintava muito era o "Arlequim", como podem ver nesta reprodução de uma das suas obras.
(Paulo como Arlequim, 1924, óleo sobre tela)
A professora propôs-nos que a nossa máscara também fosse como os fatos de Arlequim.
E hoje, de manhã, com a ajuda da professora Patrícia, foi o que fizemos.
pub: 8- fev-13
É Carnaval!
O tema desta semana, como não podia deixar de ser, foi o Carnaval.
Que dizem destes palhaços que fizemos para decorar a nossa sala?
pub: 8-fev-13
Pancake Day
Como já verificaste no post da página inicial, hoje foi dia de Panquecas na nossa escola. Na nossa sala cheirava tão bem!!
Estivemos com muita atenção à explicação dada pela nossa professora Anabela e ajudámos na confeção das panquecas.
No final...Toca a comer...uhmmm... estavam tão deliciosas!
pub: 6-fev-13
Paraquedas
Uma das propostas de atividade de ciências experimentais do nosso manual de Estudo do Meio pretendia que verificássemos se o tamanho do "saco" do paraquedas tem ou não influência no seu tempo de queda.
E lá fomos nós experimentar.
Primeiro, conversámos sobre esta questão e registámos as nossas previsões.
Depois, muito entusiasmados, fomos experimentar.
Material: 2 copos de iogurte, dois sacos plásticos iguais, 8 fios (com o mesmo comprimento) e uma tesoura
Une-se o topo dos sacos e corta-se um deles (de forma a que fique com menor comprimento que o outro).
Os paraquedas já prontos!
E...lançamento!
No final, verificámos que o tamanho influencia o tempo de queda. Isto deve-se ao facto de que, o paraquedas menor "abre" melhor e, por isso, a superfície de contato com o ar é maior, criando mais atrito e demorando mais tempo a chegar ao chão.
Experimentem também!
pub: 3-fev-13
Correio!
Lembram-se daquelas cartas tão bonitas que enviámos para o Pai Natal? Sim?!
Hoje, o carteiro trouxe uma cartinha, para cada um...e não é que era do Pai Natal?
Ficamos muito contentes por se lembrar de nós!
pub: 28-jan-13
O inverno anda por aí...
As últimas aulas de Artes Plásticas foram dedicadas ao inverno... Vejam os nossos trabalhos:
Bonecos de neve (reutilizando copos de iogurte, botões e tecidos)
Painel do inverno
pub: 26-jan-13
Tarefa Matemática: as sandes da Catarina
As tarefas matemáticas ajudam-nos a potenciar o nosso raciocínio matemático e a nossa capacidade de resolução de problemas.
Na semana passada, resolvemos a tarefa "As sandes da Catarina".
Primeiro, a professora apresentou-nos o problema:
"A Catarina gosta muito de sandes, mas sempre com dois sabores diferentes.
- queijo;
- fiambre;
- marmelada;
- compota.
Quantas sandes com dois sabores diferentes consegue fazer?"
Partimos à descoberta...
Depois, para confirmarmos as nossas hipóteses, confeccionamos as "sandes da Catarina":
No final, registamos no nosso caderno diário a solução encontrada pela maioria dos alunos e outras hipóteses de resolução que podíamos ter usado para resolver este problema.
Gostamos muito de resolver este problema!
pub: 20 - jan-13
Plano Nacional de Leitura - "A girafa que comia estrelas"
"A girafa que comia estrelas" é uma obra de José Eduardo Agualusa, com ilustrações de Henrique Cayatte, que se encontra recomendada pelo Plano Nacional de Leitura para o 2.º ano de escolaridade.
Na aula de Português, a professora contou-nos esta história recorrendo ao livro e a um power-point. Depois, exploramos oralmente a história e percebemos porque é que a girafa Olímpia andava sempre com a cabeça nas nuvens.
Também preenchemos uma ficha de leitura e uma ficha de interpretação.
pub: 18-jan-13
Diagrama de Venn
Diagramas de Venn são os diagramas usados em Matemática para simbolizar graficamente propriedades dos objetos em estudo.
Nesta tarefa matemática, os alunos organizaram os sinais de trânsito de acordo com as seguintes propriedades: sinais de trânsito azuis, sinais de trânsito de obrigação azuis e sinais de trânsito de obrigação, formando um diagrama de Venn.
Construção do cartaz com o diagrama de Venn
Registo/ construção do diagrama de Venn individual
pub: 17-jan-13
Coroa de Dia de Reis - outra ideia
É preciso:
|
|
| ||||||||||||||||||||
| Como fazer: | ||||
![]() 1- Mede o perímetro da tua cabeça com a fita métrica. Aponta essa medida a lápis na cartolina, na base mais larga. 2 - Deixa 2 a 3 cm de margem para a colagem e marca a lápis o sítio onde irás cortar.
| ||||
![]() 6 - Marca a lápis (levezinho) os sítios onde pretendes colar coisas. 7 - Confirma as medidas da coroa pondo-a na tua cabeça. Agora cola a coroa, aplicando cola apenas na margem que marcaste. ![]()
![]()
8 - Com muito cuidado e paciência, cola as decorações que escolheste nos sítios que marcaste. Deixa secar tudo muito bem.
Agora podes brincar aos reis e rainhas ou usar a coroa no Dia de Reis! ![]()
(retirado de http://www.junior.te.pt/servlets/Jardim?P=Fazer&ID=89)
pub: 12-jan-13
|
Prontos para as Janeiras
Se o tempo permitir, na próxima segunda - feira, vamos cantar as Janeiras pelas ruas da nossa freguesia. Já temos coroas e maracas, que foram feitas na aula de Artes Plásticas, com a prof.ª Patrícia Azevedo.
São muito fáceis de fazer.
Segue as instruções e prepara-te tu também para cantares as Janeiras!
Maracas:
Para construíres as maracas precisas de dois copos de iogurte (bem lavadinhos e secos). Forras o exterior do copo com papel de lustro (ou com outros papéis que possas ter em casa).
Colocas um punhado de arroz ou milho (o som que obtens é diferente).
Pões cola no rebordo do copo de iogurte e sobrepões o segundo. Pressionas um pouco e...já está!
Coroa de Rei
Para as coroas, precisas de uma tira de cartolina da cor que pretenderes.
Depois, amassas um rolo de papel higiénico e cortas em forma de triângulo obtendo, deste modo, dois triângulos). Repetes o processo o número de vezes que pretenderes (porque, se quiseres, podes decorar toda a coroa com os triângulos).
Pintas os triângulos e cola-os na tira de cartolina.
Escolhes alguns botões. Podes mesmo forrá-los com pratas (dos bombons do Natal, ou papel de prata). Com cola liquida, dispões os botões à volta da coroa.
No final, pede a um adulto que ajuste o tamanho da coroa à tua cabeça e que a agrafe.
pub: 12- jan-13
Chegou o inverno à nossa sala!
Arrumaram-se as decorações de Natal...começaram a chegar as decorações de inverno. Que acham dos nossos Bonecos de Neve?
E quando vamos de carro?
Ao andares de carro tens que respeitar as seguintes normas de segurança:
(texto retirado de http://www.coolkids.guarda.pt/content/cinto-de-seguranca)
| |
|
pub: 12-jan-13
Cuidados que deves ter ao atravessar a rua
Sempre que quiseres atravessar a rua, deves seguir as regras que se seguem:
* Utiliza sempre as passadeiras ou pontes para peões.
* Antes de atravessares a rua deves mostrar ao condutor o que pretendes fazer. Deves parar em frente da passadeira. Se existirem obstáculos deves avançar com muito cuidado para que os condutores te vejam.
* Olhar para os dois lados da rua e verificar, mais uma vez, que podes atravessar em segurança.
* Se verificares que não existe perigo e se a sinalização o permitir podes atravessar a rua:
- Atravessa, a rua, o mais rapidamente possível sem correr.
- No meio da estrada olha para a tua direita e verifica que não existem carros.
* Respeita os sinais luminosos para os peões. No caso de não existirem deverás aumentar a tua atenção.
(texto retirado de http://www.coolkids.guarda.pt/content/atravessar-rua)
pub: 6-jan-13
Prevenção rodoviária
Neste período, na área de Estudo do Meio, começamos a explorar o tema "A segurança do meu corpo - prevenção rodoviária".
Prometemos a divulgação de alguns trabalhos e vídeos sobre este tema.
Aqui fica a sugestão de uma página que podes explorar e aprender mais um pouco sobre segurança infantil.
pub: 4-jan-13
Poesia de Natal
Ao Menino Jesus
Hoje é dia de Natal
Mas o menino Jesus
Nem sequer tem uma cama,
Dorme na palha onde o pus.
Recebi cinco brinquedos
Mais um casaco comprido.
Pobre menino Jesus,
Faz anos e está despido.
Comi bacalhau e bolos,
Perú, pinhões e pudim.
Só ele não comeu nada
Do que me deram a mim.
Os reis de longe trazem
tesouros, incenso e mirra.
Se me dessem tais presentes,
Eu cá fazia uma birra.
Às escondidas de todos
Vou pegar-lhe pela mão
E sentá-lo no meu colo
Para ver televisão.
Luísa Ducla Soares
Hoje é dia de Natal
Mas o menino Jesus
Nem sequer tem uma cama,
Dorme na palha onde o pus.
Recebi cinco brinquedos
Mais um casaco comprido.
Pobre menino Jesus,
Faz anos e está despido.
Comi bacalhau e bolos,
Perú, pinhões e pudim.
Só ele não comeu nada
Do que me deram a mim.
Os reis de longe trazem
tesouros, incenso e mirra.
Se me dessem tais presentes,
Eu cá fazia uma birra.
Às escondidas de todos
Vou pegar-lhe pela mão
E sentá-lo no meu colo
Para ver televisão.
Luísa Ducla Soares
pub: 26- dez-12
Vamos cantar?
Aqui fica o vídeo da canção que a professora Raquel nos ensinou. Aprendam e cantem também!
pub: 21-dez-12
E por falar em Natal...
Ao longo deste mês, foram vários os textos que lemos sobre o natal e sobre o que ele representa. E também analisamos vários livros, como este, que faz parte da lista de livros recomendados pelo Plano Nacional de Leitura para o 2.º ano de escolaridade.

pub: 17- dez-12
O Natal está aí!
E nesta época não podem faltar as cartas ao Pai Natal.
Vejam só como ficaram algumas das cartas que nós escrevemos na nossa aula de Português.
pub: 17 -dez-12
# 8- Maquetes
Com bastante empenho e dedicação, os alunos continuaram a elaborar as suas maquetes. E elas continuaram a chegar à escola.






pub: 16-dez-12
# 7- Maquetes
O nosso manual de Matemática, A Grande Aventura, propõe várias tarefas de trabalho em família para serem realizadas ao longo do ano.
Uma das propostas consiste na construção de uma maquete do quarto do aluno com a ajuda da família.
Vejam só os resultados! Fantásticos!










pub: 15-dez-12
# 6 - Magusto
O Dia de S. Martinho foi festejado na nossa escola no dia 9 de novembro. Já sabíamos que ia ser um dia diferente.
Na sala de aula, durante a manhã, lemos um texto sobre a Lenda de São Martinho e construímos uma banda desenhada. Gostamos muito de aprender mais sobre a vida deste soldado romano, mas aquilo que mais gostamos foi relembrar a importância de ajudarmos o próximo. Foi ainda durante a manhã que os alunos das diferentes turmas cantaram algumas canções e declamaram algumas poesias alusivas a este tema.
Quando chegamos do almoço, reparamos que havia uma fogueira no recreio da escola. Sem perder tempo, fomos buscar os cartuchos que construímos na aula de Artes Plásticas, com a professora Patrícia Azevedo, e dirigimo-nos para o recreio.
A D. Lina já tinha a fogueira prontinha para receber as castanhas. Alguns dos nossos colegas colocaram-nas lá a assar. Entretanto, os professores distribuíam as restantes castanhas, ainda quentinhas, que foram assadas na padaria local. Estavam tão boas!
Mais tarde, fizemos jogos organizados pelos professores das Atividades de Enriquecimento Curricular. Jogamos o jogo das cadeiras, o jogo de atirar a bola às latas, a corrida de sacos, o jogo de levar o ovo na colher e o jogo das adivinhas do número de rebuçados no frasco. O professor Luís, a professora Anabela e a professora Raquel tinham tudo muito bem organizado.
Antes de tocar, ainda houve tempo de cantar a música “Que belas castanhas”, ensaiada pela professora Raquel Monteiro.
Foi um dia de festa e brincadeira na escola!
pub: 14- dez-12
O Halloween é um evento tradicional e cultural celebrado, principalmente, nos países anglo- saxónicos.
Embora não seja assinalado no nosso país, este tema foi abordado na aula de Inglês e, por isso, as nossas professoras ajudaram-nos a fazer um treat bag (saco para os doces).
Digam lá se não ficou o máximo?!
(...e o melhor é que estava cheio de docinhos!!!)
pub: 14- dez-12
# 4- Dia da Alimentação
Para assinalar este dia, resolvemos elaborar umas espetadas de fruta. Todos os alunos trouxeram peças de fruta e, com a ajuda da D. Lina e da nossa professora, preparamos tudo para montar a espetada. Estavam deliciosas! Uma ideia para repetir nas vossas casas!


pub: 20- dez-12
Vê lá se a nossa sala não ficou bem gira com o painel e os diversos trabalhos que elaboramos com a nossa professora e com a professora Patrícia de Artes Plásticas!
pub: 11-dez-12
# 2 - Dia do patrono- Dr. Carlos Pinto Ferreira
O dia 28 de setembro de 2012 foi dedicado ao patrono do nosso agrupamento, Dr. Carlos Pinto Ferreira.
De manhã bem cedo, fomos assistir à cerimónia de abertura. Estavam lá muitos alunos, professores e o nosso diretor.
Ainda durante a manhã, participarmos em duas atividades muito interessantes: o karaoke e o worshop de origami.
Fartámo-nos de cantar karaoke com o professor Bento. Até fomos dançar para o palco!
No workshop de origami, com a ajuda das professoras e de algumas alunas mais velhas, aprendemos a fazer um peixe. Ficou giro, não ficou?
pub: 11-dez-12
# 1 - O primeiro dia de aulas
As aulas começaram. Temos uma sala nova e uma nova professora, a professora Sofia.
Neste primeiro dia, apresentámo-nos e arrumámos os nossos materiais.
Fomos bons meninos e, no final, recebemos uma recordação deste dia!
pub: 10-dez-12
No primeiro período...
Durante o primeiro período desenvolvemos várias atividades que queremos partilhar. Vamos lá ver se não nos esquecemos de nenhuma...
pub: 10- dez-12
Olá!
Nós somos os alunos da turma J2 da Escola EB1 da Junqueira.
Neste espaço vamos partilhar os nossos trabalhos, atividades, projetos.
Acompanhem-nos!


























































































































































































































































































































































































































































































Sem comentários:
Enviar um comentário